Artigo: Brincar na Educação Infantil
Brincar
na Educação Infantil
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Artigo de Ivanise Meyer
Brincar,
brincadeira, brinquedo e jogo. Serão sinônimos? Será a brincadeira apenas mais
um "recurso didático"?
Com os avanços dos estudos sobre a infância em
vários campos, como a Filosofia, História, Psicologia, Sociologia e
Antropologia, é possível delinear nossos referenciais e orientar nossa prática
cotidiana
Brincar & Viver nasceu como uma proposta de trabalho porque os pais das crianças
de minha turma entendiam o espaço da escola como um lugar "só" para
brincar, como se brincar fosse algo destituído de significado e importância:
"O objetivo geral desta proposta é valorizar a
brincadeira como forma de expressão que traduza a construção dos conhecimentos
pela criança, vivenciada pela turma, em grupos ou individualmente. A diretriz é
garantir um tempo/espaço para o brincar, garantindo à criança, cidadã produtora
histórica e cultural, o direito à infância." (Meyer, 2003, p.43)
O
brincar na escola se diferencia de casa, pois há uma intencionalidade
planejada. Ao escolher quais brinquedos e jogos estarão disponíveis, revelamos
nossa preocupação em propiciar que a criança ao brincar desenvolva o máximo das
suas potencialidades. Lembremos que em uma Educação Infantil com função
pedagógica, onde o educar e cuidar são as metas, o brincar deve evitar ser
"excessivamente pedagogizado", pois o brincar precisa dar prazer e
alegria à criança.
Brincar
é uma linguagem, nossa primeira forma de cultura. Ao brincar, a criança brinca
com a cultura. O que podemos oferecer à criança na Educação Infantil?
Professores e pais podem propiciar boas experiências quando propõem
brincadeiras:
- Brincadeiras tradicionais infantis: a função dessas brincadeiras é
perpetuar a cultura infantil, desenvolver a convivência social e permitir o
prazer de brincar. A escola pode e deve utilizar estas brincadeiras em seu
planejamento. Temos a amarelinha, pião, parlendas, pipa, pular corda, entre
outros exemplos.
- Brincadeiras de faz-de-conta: é
simbólica, permite à criança criar símbolos, resignificando objetos e sua
realidade. Temos a brincadeira com bonecos(as), de casinha. Várias situações
podem ser propiciadas na escola e em casa com objetos do dia-a-dia.
- Brincadeiras de construção: têm
estreita ligação com o faz-de-conta. Temos os blocos de madeira (ou EVA), de
encaixe (tipo "lego"), materiais de sucata (caixas, rolos, barbantes,
etc).
- Brinquedo educativo: recurso que
ensina, desenvolve de forma prazeroza, como: quebra-cabeça, brinquedos de
tabuleiro, dominó, jogo da memória, de encaixe, móbiles, boliche, carrinhos,
parlendas, brincadeiras envolvendo músicas, danças, etc. O brinquedo educativo
assume a função lúdica e educativa.
- Brincadeiras virtuais: esse é um
campo atual, que invadiu nossas casas e escolas ("aulas de
informática") que precisa ser compreendido pelos professores e pais.
Muitos softwares com jogos infantis se baseiam em jogos tradicionais (exemplo:
jogo da memória), a maioria tem função pedagógica, com poucas
possibilidades para a criança "criar". A criança amplia suas
habilidades manuais e visuais, até auditivas se o jogo permitir, mas
como é um programa, todas as respostas são previsíveis. Devemos estar
atentos à qualidade das experiências proporcionadas, ao tempo de utilização
para evitar o desgaste nas articulaçõe e o ocular. Não há como impedir a
utilização do computador ou dos jogos, mas precisamos conversar com nossos
alunos e filhos que há outras experiências além dos jogos virtuais, como as
brincadeiras já citadas anteriormente.
Ao
brincar, com seus pares, com a turma e mesmo sozinha, a criança expressa seus
sentimentos, emoções, pensamentos, desejos e necessidades.
ras servem de elo
entre, por um lado, observe a alegria
que ela tem quando brinca. A criança da Educação Infantil vai à escola ou
creche para brincar, e ao brincar ela aprende, se relaciona, se socializa,
observa o mundo e utiliza diferentes linguagens (corporal, musical,
plástica, oral e escrita). A criança ao frequentar a Educação Infantil avança
em seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais suas
experiências.
Quais
são os espaços do brincar? Os pais podem proporcionar estes momentos em casa, nos arredores,
praças, parques, praia. Fazendo visita ao Jardim Zoológico, Jardim Botânico,
museus, bibliotecas e outros espaços culturais, é possível encontrar
programação para as crianças. Estes momentos devem ser de alegria, pois são
essas boas recordações que ficam na memória afetiva...
A equipe da escola e creche deve pensar seus
espaços do brincar, fazendo as adaptações necessárias, oferecendo boas oportunidades,
segurança e acolhimento. O brincar deve ser o eixo central do
planejamento. A escola deve proporcionar variados momentos, com formações
diferentes, atendendo a todas as crianças. O adulto (a equipe escolar) é o
mediador das relações estabelecidas entre as crianças, e delas com os objetos
e/ou ambientes.
É a
aprendizagem que promove o desenvolvimento, ou seja, a criança se desenvolve
porque aprende. Por isso é importante planejarmos boas situações de brincadeira
para as crianças.
Ao brincar a criança aprende, e assim, se
desenvolve.
A Educação Infantil proporciona o brincar,
garantindo aprendizagem, ampliando o desenvolvimento infantil.
" É no
brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança
ou adulto fruem de sua liberdade de criação.
As brincadeiras
a relação do indivíduo com a realidade interior,
e por outro lado, a relação do indivíduo
com a realidade externa ou compartilhada."
ou adulto fruem de sua liberdade de criação.
As brincadeiras
a relação do indivíduo com a realidade interior,
e por outro lado, a relação do indivíduo
com a realidade externa ou compartilhada."
D. W. Winnicott
Organizado por
Ivanise Meyer®
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